terça-feira, novembro 24, 2009

Editorial Nº1







O que é?


Enganem-se aqueles que pensam que este é mais um blogue, igual a tantos outros que desaparecem quase tão depressa como surgem!
Este blogue é fruto de um projecto inovador decorrente de uma postura diferente! Como? É fácil… em vez de um simples depósito de informação, textos e fotografias de carácter pessoal, como uma grande parte dos blogues que habitualmente vemos… este pretende ser um blogue comunitário!
O Andorinha Digital será um espaço de desafio e divulgação, um espaço onde se pretende criar todo um conjunto de dinâmicas e actividades abrangentes e pertinentes inseridas num âmbito local. O blogue será tudo aquilo que os leitores quiserem que seja… um jornal, um diário, um guia turístico, um livro de história ou de reclamações! A única regra é… falar sobre Vilar de Andorinho ou contribuir com algo útil à sua população!


Então para que serve?


Desporto, cultura, sociedade, ecologia… serão alguns dos temas que a serão abordados no blogue. Não pretendemos no entanto, falar aqui sobre os jogos da Liga Sagres, os espectáculos no Centro Cultural de Belém ou os problemas sociais na Cova da Moura. Vamos sim, procurar falar sobre os jogos dos juvenis do Vilar de Andorinho Futebol Clube, o próximo espectáculo da Tuna “A Vencedora” e outros temas que sejam relativos a Vilar de Andorinho.
Mas não nos vamos ficar por aqui! O blogue será uma ferramenta em permanente serviço à comunidade, divulgando eventos, colectividades e património local, homenageando ainda os filhos da terra e conferindo a devida atenção a todas as pessoas e instituições que trabalham pelo futuro de Vilar de Andorinho.
Optamos por este meio de divulgação do património cultural, histórico, social e recreativo de Vilar de Andorinho não só para chegar ao maior número possível de leitores, mas também para permitir dinâmicas que o tradicional jornal impresso não permitiria.
Assim, podemos dizer que o nosso principal objectivo ao criar este blogue é, juntamente com os nossos leitores  promover a freguesia de Vilar de Andorinho, as suas instituições e sobretudo as Gentes que dão cor a esta terra no coração de Vila Nova de Gaia.


Para e por quem?


Gostávamos que este fosse um blogue comunitário, mas como? A nossa ideia é criar um espaço virtual sobre uma comunidade, feito para ela e se possível desenvolvido pela mesma! Que comunidade? Todos aqueles que vivem, viveram, trabalham ou simplesmente já passaram ou passam por Vilar de Andorinho!
Terminamos com o mote deste projecto que é pura e simplesmente: “Participe!”! Não interessa se apenas visita o blogue para saber se falam sobre a sua rua, um familiar ou amigo… visite! Não interessa se tem mais jeito para escrever poesia do que para prosa… o importante é participar, enviando os seus poemas ou os seus textos!
E como já foi dito, este espaço não é um simples blogue nem somente um mero jornal local, será sim aquilo que nós fizermos dele! E quando digo “nós” refiro-me a todos quantos querem participar neste projecto, seja a visitar assiduamente ou então a enviar conteúdos.


Dia 1 Dezembro começamos a publicar… até lá (e depois) ficamos à espera do seu contributo, sejam eles textos, fotografias ou sugestões para um passeio de domingo. Não hesite, porque afinal de contas este também é o seu blogue!