sexta-feira, dezembro 18, 2009

“APRENDER, COMPENSA”, reportagem do Jornal Audiência

Aqui fica mais uma reportagem do jornal Audiência, escrita por Marisa Pinho e publicada a 18 Novembro 2009.

“Aprender, compensa” foi a expressão projecta e sentida nos muitos homens e mulheres de Vilar de Andorinho que, na passada sexta-feira, no auditório da Associação Cultural e Desportiva S. João da Serra, pegaram no seu diploma de certificado de habilitações, uns do 9º ano e outros do 12º ano.
O gabinete de inserção profissional da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, através de um protocolo com o Centro de Novas Oportunidades, criou as condições necessárias para que muitos adultos da freguesia obtivessem uma qualificação de 9º ano e 12º ano pelo processo de Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências (RVCC - Programa das Novas Oportunidades).

Os homens e mulheres que entraram neste processo para aumentarem a sua escolaridade fizeram-no, uns, por questões de valorização pessoal, mais muitos outros por motivos profissionais.

Um desses exemplos é Armando, funcionário da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho que adquiriu primeiro o diploma do 9º ano e, posteriormente, o do 12º. “A aquisição deste diploma foi muito importante para minha vida”, disse Armando ao referir que, apesar da idade, quando existe vontade e empenho “tudo se torna mais fácil”.

“Quando alguém abria uma vaga para um emprego, eu tinha muitas dificuldades em consegui-la, ficava logo excluído por causa das minhas baixas habilitações”, confessou.

Os recém diplomados pelas Novas Oportunidades lembrou que quando se é jovem “não se dá valor a este diploma”. Na construção do seu portfólio, Armando colocou todas as experiências que adquiriu ao longo da vida e, hoje, depois de ter aprendido a lidar com o computador, utiliza com muita frequência a Internet.

“Este diploma promoveu o meu auto-conhecimento, crítica e tornei-me uma pessoa mais instruída”, frisou orgulhoso.

O presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, Manuel Monteiro, não conseguiu esconder a satisfação na entrega dos diplomas aos seus fregueses. “Ninguém é o mesmo antes e depois de ter recebido este diploma. Estes alunos saem daqui mais enriquecidos”, salientou.

Manuel Monteiro garantiu que a Junta de Freguesia vai continuar receptiva no apoio a este tipo de iniciativas e apelou a estes novos diplomados que continuem a aprender. “Não fiquem por aqui. Quando eu terminar a minha vida autárquica, quero tirar o curso de direito”, anunciou.


Reportagem disponível em:

Sem comentários:

Enviar um comentário