quinta-feira, dezembro 31, 2009

Importa preservar...

Neste que é o último dia de 2009 importa recordar não apenas o que aconteceu este ano mas todo um conjunto de acontecimentos mais longínquos. A Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, em especial colaboração com as associações e colectividades locais, tem ao longo dos últimos anos levado a cabo um louvável esforço no sentido da preservar algumas das tradições desta freguesia. A Feira Medieval é um exemplo claro de como é possível desenvolver iniciativas de sucesso em Vilar, mas não podemos deixar passar em claro a Festa da Cebola. Essa festa que é um recordar de uma das principais fontes de riqueza da freguesia noutros tempos.
É inevitável associar o passado de Vilar à terra, ao cultivo de legumes, em especial a cebola e o milho mas também à pecuária. Muitos agricultores enriqueceram às custas do seu trabalho nesta terra. O comércio de produtos agrícolas, com especial incidência na exportação de cebola e gado para Inglaterra foi um dos motivos para o desenvolvimento de quintas como a do Soeime, Paço de Vitorino, Outeiro, entre outras. Já no caso do milho importa ressalvar que boa parte era usado na produção da Broa de Avintes, depois de transformado em farinha num dos muitos moinhos que povoavam o Febros.





Essas quintas são hoje um importante património arquitectónico do passado de Vilar e das suas raízes marcadamente agrícolas. A Junta de Freguesia não se esquece das tradições da sua terra e muito menos da importância histórica de quintas como a Paço de Vitorino, onde já se tem realizado quer a Feira Medieval quer a Festa da Cebola. Apenas é de lamentar o estado de degradação que ano após ano se instala nesta propriedade rústica. Não por culpa da Junta, que de resto mostrou vontade em tentar conservar (dentro das suas possibilidades) este magnífico espaço, mas sim devido à inevitável burocracia e também à centralidade dos investimentos públicos no Turismo. Estes levam a maior parte dos dinheiros disponíveis para Lisboa, quando não levam as próprias iniciativas, como é o caso da Red Bull Air Race. Em 2008, 61% (43 milhões de euros) dos fundos disponibilizados pelo Turismo de Portugal foram dirigidos para o concelho de Lisboa (concelho, nem sequer é o distrito). Uma pequeníssima parte desses fundos serviria para de uma vez só requalificar a Quinta Paço de Vitorino, mas enquanto por burocracia ou centralidade isso não é possível, resta a Vilar de Andorinho preservar as tradições e costumes que apenas dependem de nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário