sábado, dezembro 19, 2009

Roteiro Cultural #3 – Monte da Virgem



Um dos ex-líbris de Vilar de Andorinho e do próprio município é sem dúvida o Monte da Virgem, outrora conhecido por Monte da Serpente e ainda Monte Grande. O Monte da Virgem é um local o ponto mais alto de todo o Concelho e encontra-se rodeado por terrenos férteis e vários fios de água que irrigam esses mesmos terrenos. Tendo em conta esta características é natural que Vilar de Andorinho e em especial o Monte da Virgem (que abrange o território de Oliveira do Douro e Mafamude), são um local privilegiado para a fixação de povos aos longo dos tempos, seja pelas boas condições para a agricultura mas também pelas vantagens em termos de defesa e comunicação com os povos vizinhos.
Assim, além de ser um dos pulmões de Gaia o Monte da Virgem poderá quiçá ser um local de grande importância histórica (apenas à espera de ser explorado). De qualquer maneira, é ainda de referir a localização no Monte do Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros onde se desenvolvem actividades de investigação, serviços à comunidade e extensão cultural, nas Ciências da Terra, do Espaço e da Engenharia Geográfica. Lado a lado com a Ciência temos a Religião, já que no princípio do século XX foi construída uma Capela e obelisco dedicado à Nossa Senhora da Conceição.




Este Monte, sobranceiro sobre o Rio Douro é um óptimo local para se passear num dia claro, dificilmente se encontra uma paisagem panorâmica do Douro tão bela e completa.
Mas há más notícias… segundo a organização ambientalista Campo Aberto, o Monte da Virgem se encontra na lista dos 50 espaços verdes em risco no Grande Porto… o que é no mínimo lamentável. Por isso e numa altura em que discute tanto sobre a temática ecologia não deixem de desfrutar do Monte da Virgem.

Para mais informações:

Sem comentários:

Enviar um comentário