terça-feira, dezembro 15, 2009

Ponto Verde #3 – Olhe para a Etiqueta Energética e compre melhor!

Já devem ter ouvido falar da Etiqueta Energética, que consiste num rótulo informativo sobre a eficiência energética e outras características dos equipamentos domésticos. Ao contrário do que possam pensar esse rótulo é bastante útil! Permite por exemplo saber os custos de funcionamento associados ao equipamento, o que pode ser uma ajuda na hora de decidir que electrodoméstico comprar (e como o Natal é sempre uma boa altura para compras, aqui ficam informações úteis para a compra de electrodomésticos)! A Etiqueta Energética pode ser encontrada no exterior da maior parte dos electrodomésticos e têm o seguinte aspecto:


                                           


Além de indicar dados de consumo, como a electricidade, a água ou o ruído, a etiqueta classifica os equipamentos conforme o seu nível de eficiência, desde a letra A (o mais eficiente) até ao G (o menos eficiente). Existem equipamentos para os quais apenas é permitida a comercialização das classes A a C (o caso de alguns frigoríficos) e existe ainda uma classificação especial para frigoríficos de eficiência superior (Classe A+).

Dicas para uma compra acertada:

·         Compare as etiquetas de eficiência energética;
·         Escolha um equipamento com a dimensão adequada às suas necessidades;
·         Opte por electrodomésticos que não usem CFC’s (clorofluorocarbonetos), prejudiciais à camada de ozono.

Ainda duvida que deve olhar para as Etiquetas antes de comprar? Então compare os consumos de energia e de água entre diferentes equipamentos da família standard (Classe C, D e G) e família eco (Classe A):







E depois da compra…

Deve usar os electrodomésticos de uma forma racional e eficiente! Por exemplo, quando utiliza o seu frigorífico, pense no que vai buscar antes de o abrir; Evite deixar a porta aberta durante mais tempo que o necessário; Não encha demasiado o frigorífico; Nunca guarde alimentos quentes no frigorífico; Regule a temperatura de acordo com a utilização que o aparelho terá; Não deixe acumular gelo nas paredes do congelador.

Já quando usa a máquina de lavar roupa escolha o tipo de programa mais adequado a cada lavagem; Utilize as máquinas apenas quando estiverem cheias; Se não for possível encher as máquinas, utilize o programa de ½ carga.

Sem comentários:

Enviar um comentário