segunda-feira, dezembro 14, 2009

Vilar de Andorinho: O Brasão e o seu significado!








A ordenação heráldica do brasão e bandeira foi publicada no Diário da República, III Série de 08/05/1996. Mas sabemos realmente qual o significado de cada um dos seus elementos? Como não sabia, resolvi pesquisar e eis o que descobri:
Em primeiro lugar temos dois elementos comuns a muitas outras freguesias do território nacional. As três Torres afirmam efectivamente que este brasão representa uma Freguesia. Os Municípios por exemplo já apresentam nos seus brasões cinco Torres. Já a Coroa que surge num plano superior à andorinha retrata o facto de o termo Vilar de Andorinho aparece documentado já antes da Fundação da Nacionalidade Portuguesa (ou seja, do reinado de D. Afonso Henriques).
Depois existe um conjunto de elementos locais… num plano inferior encontra-se umas ondas brancas e azuis que representam o Rio Febros, rio que atravessa a freguesia desaguando no Rio Douro.
O Monte logo por baixo da andorinha representa efectivamente o Monte da Virgem, que apesar de se estender por várias freguesias de Gaia, boa parte do seu território situa-se mesmo em Vilar de Andorinho.
As duas Cebolas dão conta do passado a agrícola de Vilar de Andorinho, onde a cultura da cebola foi de resto um dos principais produtos de exportação nos séculos XVIII e XIX para Inglaterra, trazendo um lucro importante para os agricultores da terra.
Por fim a Andorinha, é uma referência ao “topónimo "Andorinho", que parece ter provindo do antropónimo de "Adonorigo" ou "Andoninus", clérigo patrono da igreja de Vilar de Febres (Primeiro nome de Vilar de Andorinho, conforme documento de 1146)”. O que no fundo acaba por ser irónico uma vez que o nome “Vilar de Andorinho” não se ficará a dever ao nome da ave, mas no entanto é representado com uma andorinha. De resto este brasão encerra outras curiosidades, como por exemplo campanha de burelas ondeadas de azul e prata que representa o Febros. O Febros é um pequeno afluente do Douro, e não lhe retirando qualquer importância histórica local não deixa de ser interessante o facto de ser retratado com uma dimensão superior à representação do Rio Douro no Brasão de Vilar Nova de Gaia.


Armas - Escudo de prata, uma andorinha de sua cor, alcandorada sobre um penhasco de negro, saínte de uma campanha de burelas ondeadas de azul e prata; em chefe, uma coroa mural antiga de vermelho, entre duas cebolas de verde, folhadas do mesmo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “VILAR DE ANDORINHO”. (Retirado do Site da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho)


Para mais informações consulte:
Diário da República, III Série de 08/05/1996

Sem comentários:

Enviar um comentário