terça-feira, dezembro 01, 2009

Ponto Verde #1 – Dicas para poupar água I








A Banheira…


Sabe quantos litros de água gasta para encher a sua banheira? Em média as banheiras têm uma capacidade entre os 150 e 200 litros (entre 30 ou 40 garrafões de 5 litros). A quantidade de água que gasta a encher uma banheira é o equivalente ao que gasta num duche de 15 a 20 minutos!


O duche é sempre uma boa alternativa ao banho de imersão, mas se não dispensa um bom banho de imersão… a forma mais simples de poupar água passa por encher a sua banheira apenas até metade ou menos, mantendo a mesma água durante o banho.


O Chuveiro…


No que toca ao duche fique a saber que… dependendo do modelo e da pressão, um chuveiro gasta entre os 6 e 25 litros de água por minuto. Um duche de 15 minutos com a torneira meio aberta é o suficiente para gastar 240 litros de água!


Optar por um duche em detrimento do banho de imersão é uma óptima forma de reduzir os seus consumos de água (em média gastará menos 50% de água). E se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos o consumo de água será reduzido para cerca de 80 litros (o equivalente a 16 garrafões de 5 litros!).


Já agora, se estiver a pensar comprar um chuveiro novo… pense num modelo com sistema redutor de caudal (este sistema pode economizar 80% dos consumos normais).


O Lavatório…


As torneiras dos lavatórios jorram cerca de 9 litros por minuto… por exemplo se mantiver a torneira a correr durante 5 minutos, enquanto escova os dentes irá gastar 45 litros de água. 45 litros de água numa simples lavagem de dentes não parece um autêntico desperdício? Quando lavar os dentes opte por deixar a torneira fechada e use um copo de água. Se colocar uma tampa no lavatório ao fazer barba irá a gastar apenas 2 litros de água!


O Autoclismo…


Calcula-se que um terço da água que se gasta nas habitações será proveniente das descargas do autoclismo, 10 litros de água são consumidos cada vez que o autoclismo é accionado.
Se colocar uma garrafa de 1,5 litros dentro do depósito irá diminuir a capacidade de descarga do mesmo. No caso de uma mudança de autoclismo e para um uso mais racional do mesmo, opte pela aquisição de um autoclismo de duplo depósito.




Sem comentários:

Enviar um comentário