terça-feira, dezembro 29, 2009

Ponto Verde #5 – Standby Power




Antes de mais o que é o Standby Power? Basicamente é a energia consumida pelos vários equipamentos quando estes se encontram em modo de Standby ou mesmo quando estão desligados, por exemplo uma televisão desligada pelo controlo remoto. Com televisões e outros equipamentos desligados apenas no controlo remoto, no final de um ano a sua casa poderá ter consumido cerca de €10 a €50 desnecessariamente!

No caso de nova aquisição…

Poderá verificar que cada vez mais os equipamentos fazem referência aos seus consumos em Standby. Entre dois equipamentos idênticos, procure adquirir aquele que apresenta maiores preocupações ao nível do consumo de energia.

Como evitar gastos desnecessários?

Com gestos tão simples como:

·         Desligar o carregador do telemóvel da tomada quando não está a ser utilizado;
·         Sempre que possível evitar os modos Standby (por exemplo: desligue a televisão no próprio aparelho e não no controlo remoto!);
·         Quando tem vários equipamentos ligados no mesmo local (por exemplo: computador, monitor, impressora e scanner), equacione a compra de uma extensão com um interruptor (de preferência sem luz). Desta forma poderá facilmente cortar a alimentação de todos os equipamentos depois de os desligar;

Um último conselho… parece existir uma obsessão qualquer com o Tempo, existe realmente necessidade de ter um relógio no fogão, no vídeo, na máquina de lavar louça e no micro ondas? Se não tem necessidade disso então opte por manter os aparelhos desligados!

Para terminar… Repare nos consumos resultantes do modo Standby ou OFF para vários equipamentos domésticos:





Sem comentários:

Enviar um comentário