segunda-feira, dezembro 07, 2009

Vilar de Andorinho, a origem do nome!








Para aqueles que gostam de saber a origem das coisas, aqui ficam algumas pistas sobre a origem etimológica de Vilar de Andorinho. O topónimo “Vilar” terá surgido por volta de 1058 (pelo menos segundo o inventário onomástico de Domingos Moreira). Tal como noutros locais o significado de “Vilar” remete para fracção de vila rústica ou pequena aldeia, o que revela desde logo as raízes agrícolas desta freguesia. Relativamente à origem do topónimo “Andorinho” não existe grande consenso. Sabe-se porém que desde o século XI até por volta do século XVI esta região seria conhecida por Vilar de Febros.
Há quem defenda que Andorinho se trata da alcunha de um importante padroeiro do templo local do século XII. Podemos verificar tal facto num documento incluído no «Consensual do Cabido da Sé so Porto» (que será com certeza uma transcrição tardia do séc. XIV referente aos finais do século XII). O mesmo menciona o assassinato, ocorrido dentro da própria igreja, de um clérigo “filho de Andorinho” e perpetrado por Gonçalo Barrico. De facto talvez esteja aqui a origem de “Andorinho”, um bom escândalo fica sempre na memória popular… e poderia ser mais fácil identificar a vila pelo homicídio ocorrido no templo local, em vez do seu nome à época (Vilar de Febros).  
Mas como foi dito, não existe grande consenso e por exemplo na Monografia de Vilar de Andorinho da autoria de Joaquim Costa Gomes, podemos ler: “Pinho Leal autor do «Portugal Antigo e Moderno» admite que o topónimo seja fruto da corrupção de Adonorigo, nome godo de um possível proprietário (…)”. Como vêem muito mais haverá a dizer sobre a origem do nome desta freguesia, mas como não sabemos tudo mantemo-nos abertos às vossas opiniões!

Para mais informações consulte:

“Monografia de Vilar de Andorinho” de Joaquim Costa Gomes
“Terras de Rey Ramiro”, edição comemorativa do Rancho Folclórico de Gulpilhares
“O Grande Porto” de Hélder Pacheco
“Boletim Cultural” Volume I, dos Amigos de Gaia

(Todos os livros citados encontram-se disponíveis na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia)

Sem comentários:

Enviar um comentário