quarta-feira, dezembro 30, 2009

Requalificação de Vila D'Este já arrancou

Aqui fica disponível um dos artigos do Especial Vilar de Andorinho publicado pelo Notícias de Gaia a 15 de Outubro de 2009.






Finalmente. A requalificação de Vila D' Este vai sair do papel. A autarquia de Gaia assinou o contrato para a primeira fase de requalificação dos edifícios, no valor de 5 milhões de euros. O projecto foi aprovado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional. Apesar de não ser responsabilidade camarária, a autarquia encomendou um projecto ao Professor Vítor Abrantes (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), que agora pode passar à prática nesta primeira fase. O importante é recuperar uma urbanização onde vivem 17 mil pessoas. A concurso público vão agora as restantes fases que dizem respeito, por exemplo, aos arranjos exteriores e nova requalificação de edifícios. "É com particular satisfação que assinamos este protocolo", referiu o vice-presidente da câmara e presidente da Gaiasocial". E Marco António Costa explica: "Ao contrário do que alguns dizem, este acordo só acontece devido ao esforço concertado das forças políticas de Vila Nova de Gaia e das associações representativas".
Os trabalhos começam já nos próximos dias e ficarão sob a alçada do departamento de Obras da autarquia. Entretanto, decorre o estudo de impacte ambiental para o prolongamento da linha do Metro até Vila D'Este. "Só chega em 2013 graças à vontade da população e à reivindicação da Câmara que, juntos, conseguiram que a decisão da secretária de Estado dos Transportes fosse anulada. Se nada tivesse sido feito, só teríamos Metro em Vila D´ Este em 2024", salientou Marco António Costa.
Menezes recordou que a autarquia está a intervir em Vila D ' Este desde o primeiro mandato. "Construímos uma escola do 1º ciclo, um pavilhão, uma piscina e demos sedes às associações". Paralelamente, foram realizadas intervenções ao nível da mobilidade e da recolha de lixo, que passou a ser diária.
Mas não chega. No futuro "vamos lutar pela instalação de um policiamento de proximidade. Na educação, vamos dialogar com os proprietários da antiga escola privada para fazer o desdobramento da Escola Básica e permitir que os alunos tenham um horário contínuo. E com as associações e a Paróquia vai continuar o diálogo, para trabalharmos no campo da 1ª infância e da 3ª idade, que até nem são competências nossas", finalizou o presidente do executivo camarário.

Consulte ainda a entrevista ao Dr. Manuel Monteiro, Presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho: http://noticiasdegaia.files.wordpress.com/2009/10/vilar-de-andorinho.pdf

4 comentários: