quinta-feira, dezembro 03, 2009

Saúde e Bem-estar #1 – Gripe A






Muito se tem falado sobre a pandemia da Gripe A mas porque mais nunca é demais, aproveitamos para reforçar alguns dos alertas e conselhos!

O que é gripe A?

O vírus Influenza A (H1N1) é um novo subtipo do grupo Influenza (ao qual pertencem também os vírus responsáveis pelas gripes sazonais) com a capacidade de afectar os humanos. Este vírus surge de uma recombinação nunca antes observada em todo o mundo de dois genes do vírus da Influenza suína que contêm genes de origem humana e aviaria. O facto de facto de possuir genes humanos confere-lhe a capacidade de se transmitir de pessoa para pessoa. O surto surgiu em Abril de 2009 no México e nos Estados Unidos e tem-se espalhado por todo o Mundo. A taxa de mortalidade é, até à data, baixa e a doença demora entre 7 e 10 dias a desaparecer.

Como se transmite?

As formas de prorrogação do H1N1 são semelhantes às da gripe sazonal. Assim, ele propaga-se directamente através dos aerossóis (partículas em suspensão) projectados pela tosse ou espirros. É necessário um contacto próximo (menos de um metro) para que ocorra esta forma de propagação. Os contactos como apertos de mão, abraços ou beijos com pessoas infectadas são também excelentes formas de propagação do vírus.
Pode ainda ser transmitido de forma indirecta quando gotículas de secreções nasais ou orofaríngeas se depositam nas mãos ou em outras superfícies (maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc.) que estão tocadas por pessoas saudáveis que posteriormente contactam com as mãos sujas na sua própria boca, olhos ou nariz.

Quais os sintomas?

Uma grande parte dos sintomas da infecção pelo H1N1 nos humanos é semelhantes aos exibidos pelos doentes com gripe sazonal, sendo eles:
·         Febre (superior a 38ºc)
·         Tosse
·         Corrimento ou congestão nasal
·         Dores de garganta
·         Dores musculares
·         Cefaleias
·         Arrepios
·         Perdas de forças
Por vezes, causa perda de apetite, náuseas, vómitos e diarreia.

O que fazer se suspeitar que contraiu Gripe A?
Antes de pensar sequer em deslocar-se até um serviço de saúde, ligue de imediato para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as instruções. A Linha de Saúde 24 irá encaminhar o utente para os serviços adequados, de modo a salvaguardar a sua saúde e evitar o risco de contágio da infecção.

Quais as medidas de protecção?




 Para mais informações consulte: http://www.dgs.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário