terça-feira, dezembro 08, 2009

Ponto Verde #2 – Dicas para poupar água II






A Máquina de lavar roupa…

Hoje praticamente todas as habitações têm ao seu dispor uma máquina de lavar roupa… e que jeito que nos faz! Mas dê ou não muito jeito a verdade é que uma máquina de lavar gasta aproximadamente 100 litros de água a cada lavagem.
Não use a máquina para lavar apenas algumas peças de roupa isoladas. Em vez de lavar a roupa isoladamente, acumule alguma roupa até ser suficiente para uma carga, ou seja, até encher de verdade a máquina! Acredite que além da água também irá poupar na factura da electricidade!
Se não tem máquina de lavar roupa ou se simplesmente prefere lavar a roupa à mão saiba que uma lavagem com a torneira meio aberta pode significar um consumo superior aos 200 litros em 15 minutos. Por isso deixe as roupas de “molho” e use a mesma água para lavar e ensaboar.

A Máquina de lavar louça

Uma máquina de lavar louça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta cerca de 40 litros. Tal como na máquina de lavar roupa utilize a máquina da louça apenas quando esta estiver cheia... não é por ter menos louça que gasta menos água!

O Lava-louça…

Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos representa um consumo de 100 litros de água.
Se deixar os talheres, pratos e outros utensílios de “molho” numa bacia, alguidar ou na pia do lava-loiça a sua lavagem será mais fácil. Use o mínimo de detergente possível e enquanto faz uso deste mantenha a torneira fechada.




No exterior…

Em média são gastos 230 litros de água para lavar o carro usando uma mangueira. Regar o jardim durante 15 minutos é o suficiente para gastar 260 litros de água, o equivalente a 52 garrafões de 5 litros de água!
Em vez da lavagem com recurso à mangueira use uma esponja e um balde de água para lavar o seu carro… estará a poupar umas quantas centenas de garrafões de água!

No que toca à manutenção do seu jardim, horta ou quintal… não se esqueça que existem plantas que necessitam de pouca água, ou seja, evite regar sem que haja necessidade disso!
Não regue o jardim antes de conhecer a previsão das condições meteorológicas, pois nunca se sabe se pode vir a chover.
Se tiver um jardim com bastante espaço saiba que com a colocação de uns bidões no quintal é possível recolher vários litros de água da chuva, bastante úteis para regar a horta em dias de maior calor.
Opte sempre por regar de manhã cedo ou então à noite, isto permite poupar a água que se perderia com as horas de maior calor. Também pode aproveitar a água da lavagem dos legumes ou frutos que usa nas suas refeições para regar as suas plantas.

Caso esteja a pensar adquirir uma mangueira para regar o seu quintal saiba que existem inúmeros tipos de mangueiras que podem ajudar a não desperdiçar água e que só libertam líquido quando accionadas.

Para mais informações consulte:
http://www.quercus.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/articleFile28.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário