sábado, dezembro 05, 2009

Roteiro Cultural #1 – Rio Febros




O Rio Febros é o único curso de água que nasce e desagua no município de Vila Nova de Gaia, percorrendo cerca de 15 km de extensão e 37 km2 de área de sub-bacia hidrográfica.
Nasce a aproximadamente 170 metros de altitude no Parque das Corgas em Seixezelo, atravessando as freguesias de Seixezelo, Olival, Pedroso, Vilar de Andorinho, Avintes e Oliveira do Douro. O Rio Febros “termina” junto ao Cais do Esteiro em Oliveira do Douro desaguando no Rio Douro. O Febros encontra o Douro a cerca de 10 km da sua foz e é o seu último afluente da margem esquerda.
Actualmente desconhece-se a origem do nome do rio, porém é provável que esteja associada a um deus romano a quem estava consagrado o mês de Fevereiro… mês que por sua vez era dedicado à purificação, daí Februm significar purificação.
Porém durante muitas décadas a relação do Febros com “pureza” residiu apenas no seu nome. A pressão urbanística e industrial de décadas de descuido ambiental, levou a uma degradação crescente da qualidade da água do rio. Os elevados níveis de poluição levaram ao desaparecimento de inúmeras espécies, algumas bastante emblemáticas… como a lontra e a truta de rio.
Existem esforços de várias instituições, principalmente do Parque Biológico de Gaia para requalificar o Febros, devolvendo-lhe a beleza de outrora. Com a construção da ETAR do Rio Febros, da responsabilidade das Águas de Gaia, tem-se assistido a uma melhoria da qualidade da água o que por sua vez permitiu recuperar comunidades piscícolas como o góbio, enguia, pimpão, ruivaco, não se conseguindo ainda o retorno das trutas. (Revista PBG, n.º14, p.18/19)
Porém, a ETAR do Febros recebe apenas 70% das águas residuais da parte ocidental da sua bacia, pelo que o processo de reabilitação ambiental do Febros ainda tem muitos passos para dar.
A manutenção da qualidade ambiental no Febros não depende apenas do esforço dessas instituições! Cada cidadão deve ter um papel activo na preservação de um património comum, respeitando a natureza e denunciando qualquer maltrato sobre a mesma. Um Febros limpo, onde se possa voltar a pescar trutas e rir com as brincadeiras das lontras depende de todos e cada um de nós!
Muito mais haverá a dizer sobre o Rio Febros… mas por hoje terminamos com uma sugestão para passeio um domingo junto ao rio. O trilho proposto foi é da autoria da Associação Juvenil de Ambiente e Aventura “Onda Verde”. Cliquem na imagem seguinte e ela aumenta o suficiente para uma boa leitura e/ou impressão:





Para mais informações consulte:

Sem comentários:

Enviar um comentário